top of page

Baphe" e "Metis", significando: Batismo de Sabedoria

19/06/2014

 

Não existe consenso quanto à etimologia da palavra "Baphomet". Segundo o arqueólogo austríaco Joseph von Hammer-Purgstall, um não simpatizante do ideal templário e que em 1816 escrevera um tratado intitulado Mysterium Baphometis Revelatum, sobre os alegados mistérios dos Cavaleiros e do Baphomet, a expressão proviria da união de dois vocábulos gregos, "Baphe" e "Metis", significando "Batismo de Sabedoria". A partir desta conjectura, Von Hammer especula a respeito da possibilidade da existência de rituais de iniciação, onde haveria a admissão aos mistérios e aos segredos cultuados pela Ordem do Templo.

A origem da palavra Baphomet ficou perdida, e muitas especulações podem ser feitas, desde uma composição do nome de três deuses: Baph, que seria ligado ao deus Baal; Pho, que derivaria do deus Moloch; e Met, advindo de um deus dos egípcios, Set. Outra teoria nos leva a uma corruptela de Muhammad (Maomé - o nome do profeta do Islã), até Baph+Metis do grego "Batismo de Sabedoria".

A palavra "Baphomet" em hebraico é como segue: Beth-Pe-Vav-Mem-Taf. Aplicando-se a cifra Atbash (método de codificação usado pelos Cabalistas judeus), obtém-se Shin-Vav-Pe-Yod-Aleph, que soletra-se Sophia, palavra grega para "sabedoria".

 

Azazel e a verdadeira etimologia de Baphomet

Todavia ainda existem fontes que afirmam uma outra origem do termo. Segundo alguns, o nome veio da expressão grega Baph-Metra( mãe-Metra ou Meter-submersa; Baph-em sangue. Ou seja, a Mãe de sangue, ou a Mãe sinistra). Grande parte dos historiadores que afirmam essa versão se baseiam no fato que o culto à cabeça está relacionada com conjurações de entidades femininas.

Teorizou-se simbolicamente que o Baphomet é fálico, já que em uma de suas míticas representações há a presença literal do falo devidamente inserido em um vaso (símbolo claro da vulva).

Há também quem tenha inclusive afirmado que a figura do Baphomet estava relacionada com as virgens que apresentavam anomalias em seus bustos. E que as virgens de 3 mamilos e as virgens de apenas 1 seio eram tatuadas com a cabeça do Baphomet para que nenhum homem pudesse tocá-las. Diziam que as mulheres com tais anomalias genéticas eram amaldiçoadas.

[Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baphomet]

 

 

A GRANDE VERDADE:

 

1) – Baphomet, afirmativamente significa sabedoria.

 

2) – Azazel foi um anjo guardião líder de duzentos guardiões que foram enviados para este mundo antes do diluvio de Noé[Noah]. Estes guardiões, tinham a missão de proteger os seres humanos que estavam amargando o pecado de Adão e Eva[Adam e Ava], e contra os ataques dos espíritos angelicais de Satan[Samael] que queriam se apossar do homem, deveriam também ensinar para o homem as coisas boas do Eterno Criador, e manter o homem afastado do pecado, e mantendo – o nos caminhos do bem.

 

3) – Estes anjos guardiões não suportaram a beleza das mulheres que eram muito lindas, e apossaram dessas mulheres tendo filhos com elas nos quais se tornaram gigantes. Azazel e seus anjos ensinaram para seus filhos[os gigantes] todos os segredos dos céus, os segredos que jamais deveriam ensinar para outros seres que não fossem anjos, estes gigantes tiveram o poder sobre as ciências biológicas, astronômicas, físicas, química, militar etc, trazendo para o mundo a corrupção e maldade.

Azazel ensinou as maquiagem, pinturas e todas as lascívias para as mulheres, e pervertendo o mundo em extrema prostituição. A maldade chegou ao ponto de os gigantes fazerem antropofagia[comer carne humana], e o Eterno Pai não suportando isso tudo, mandou aprisionar e banir Azazel e todos os guardiões num exílio de escuridão eterna até que se chegue o final dos tempos, no dia do julgamento final onde estes guardiões serão condenados definitivamente junto com Satan[Samael] e os impios pecadores, após isso destruiu o mundo da época com um grande diluvio.

[Fonte: Livro de Enoque(Hanork)]

 

4) – Azazel sempre foi representado por um bode na hora da espiação dos pecados quando este animal era solto no deserto pelo povo Hebreu desde milênios atrás. A figura de um mutante de cabeça de bode em um corpo semelhante ao de um andrógino[aparência de homem e mulher], representa o anjo guardião Azazel que transgrediu as leis do Eterno Pai trazendo a maldade de volta para o mundo. Assim, os seguidores de Azazel que estão mandando no mundo de hoje, mandam nos governos e nas religiões manipulando nações inteiras e também em todos os políticos, religiosos ou não, nos enganam, mudando a verdadeira identidade desse terrível anjo dizendo que é Baphomet[sabedoria], mas na verdade os que seguem a ordem do Baphomet[sabedoria] são confundidos com os seguidores dessa figura andrógena que afirmativamente se trata de Azazel, que por sua vez nunca foi Baphomet[sabedoria].

 

Azazel e a verdadeira etimologia de Baphomet

Marcos de Assis Chaves – Tecnólogo em Programação e Redes de Computadores pela Anhanguera II na cidade de Campinas - SP

                                         Pesquisador da cultura hebraica e,

                                         Militar das Forças Armadas do Brasil

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page